Senado dos EUA aprova medida para manter governo funcionando
O projeto ainda precisa passar pela Câmara dos Representantes antes de ser enviado ao presidente americano, Joe Biden
Estadão Conteúdo
Publicado em 30 de setembro de 2021 às 16h52.
Última atualização em 30 de setembro de 2021 às 17h20.
O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira, 30, uma medida, chamada de "resolução contínua", que evita o "shutdown" do governo, ou seja, a paralisação da máquina pública. Foram 65 votos favoráveis, cinco a mais do que o necessário, e 35 contrários.
- Como a política dos EUA pode afetar os investimentos? Aprenda a investir com a EXAME Academy
O projeto ainda precisa passar pela Câmara dos Representantes antes de ser enviado ao presidente americano, Joe Biden.
O texto prevê recursos para o financiamento do governo até o dia 3 de dezembro.
Para evitar o "shutdown", Biden precisa assinar a medida até as 23h59 desta quinta-feira pelo horário local ou 00h59 de sexta-feira, pelo horário de Brasília.
"Esta votação diz que estamos mantendo o governo em funcionamento", afirmou o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer.
Durante uma coletiva de imprensa, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse mais cedo que colocaria a "resolução contínua" em votação na Casa ainda nesta quinta.
Em meio a uma disputa política entre democratas e republicanos, um projeto anterior que evitaria o "shutdown" foi rejeitado no Senado. Isso ocorreu porque os governistas atrelaram essa medida à suspensão do teto da dívida, que a oposição decidiu não apoiar.
Com a "resolução contínua" colocada nesta quinta em votação, o Congresso evita a paralisação da máquina pública, mas sem resolver o impasse em torno do teto. Por isso, o projeto recebeu o apoio de alguns senadores republicanos.
- Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME .