Exame Logo

Salário na indústria encolhe em abril após 4 meses de alta

Apesar do recuo no valor da folha de pagamento, houve expansão do número de vagas: 0,6%

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h58.

Mais postos de trabalho, mas salários menores. A pesquisa sobre emprego na indústria em abril, divulgada hoje (15/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou o fim da seqüência de aumentos da folha de pagamento em abril. Depois de acumular 8% de alta nos últimos quatro meses, a remuneração dos trabalhadores sofreu um recuo de 2,3% em relação a março. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um acréscimo de 4%. O setor mais generoso foi o de transportes. Neste segmento, a média salarial cresceu 10,7%.

O estudo mostrou que o nível de emprego no setor voltou a crescer em abril, com 0,6% em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, as contratações superaram as demissões em 11 das 14 regiões pesquisadas. Os melhores resultados foram observados em São Paulo, onde o nível de emprego na indústria cresceu 4,9%,e em Minas Gerais, com 4,6%.

Veja também

Um dos indicadores mais positivos diz respeito à abertura de novas vagas nos últimos 12 meses. Nesse período, a expansão foi de 2,9% o melhor índice desde novembro de 2002. O setor de alimentos e bebidas foi o que mais contratou.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame