Economia

S rebaixa ratings da Eletropaulo e mantém observação

A Standard & Poors rebaixou nesta sexta-feira, em sua escala global, o rating de crédito corporativo em moeda estrangeira e moeda local da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. de "CCC" para "CC". Os ratings atribuídos à empresa na sua Escala Nacional Brasil também foram rebaixados de "brCCC" para "brCC". Em nota oficial, a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h07.

A Standard & Poors rebaixou nesta sexta-feira, em sua escala global, o rating de crédito corporativo em moeda estrangeira e moeda local da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. de "CCC" para "CC".

Os ratings atribuídos à empresa na sua Escala Nacional Brasil também foram rebaixados de "brCCC" para "brCC". Em nota oficial, a agência de classificação de risco afirma que o "rebaixamento foi baseado na percepção da Standard & Poors de que a Eletropaulo já utilizou todas as fontes de liquidez disponíveis, e vai enfrentar crescentes desafios impostos pelo cronograma de amortização das dívidas vincendas ainda em 2002". "Os ratings permanecem em credit watch (observação) com implicações negativas", afirma a S&P em comunicado.

O endividamento total da Eletropaulo é de 1,6 bilhão de dólares, que inclui a dívida de suas empresas holdings. A Eletropaulo fechou um acordo em 20 de agosto com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) garantindo o empréstimo de cerca de 125 milhões de dólares para compensar a empresa das perdas sofridas com o recente

programa de racionamento de energia.

Esses recursos garantiram o pagamento de 120 milhões de dólares em notas promissórias que venceram em 21 de agosto. "Entretanto, mesmo com a probabilidade de a Eletropaulo chegar a um acordo com os credores para a extensão dos vencimentos do empréstimo sindicalizado de 225 milhões de dólares (que vencerá em 26 de agosto), a flexibilidade financeira da empresa é mais pressionada pela piora nas condições de mercado, resultando numa alta probabilidade de não pagamento das dívidas que vencerão ainda em 2002", afirma.

Segundo a agência, a colocação da empresa na listagem credit watch será resolvida, caso a Eletropaulo se mostre capaz de honrar as amortizações vincendas e seja bem sucedida em suas negociações com credores.

"Somente assim a Standard & Poor s poderá analisar o fluxo de caixa da empresa e seus índices de cobertura resultantes do seu novo cronograma de amortizações."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros