Economia

Rússia anuncia avanço nas negociações para entrar na OMC

Estados Unidos teriam desistido de uma de suas demandas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h45.

A Rússia declarou ter conseguido um avanço nas negociações com os Estados Unidos para integrar a Organização Mundial do Comércio (OMC). A expectativa é de que os presidentes George W. Bush e Vladimir Putin assinem um protocolo para formalizar a entrada dos russos na organização neste fim de semana, durante a reunião anual dos países do G8, segundo o jornal britânico Financial Times.  

De acordo com Alexei Kudrin, ministro das Finanças da Rússia, os Estados Unidos cederam e desistiram da exigência de que bancos estrangeiros possam abrir filiais em território russo. Um acordo bilateral poderia também abrir espaço para que a Rússia anuncie o avanço dos trabalhos da vasta reserva de gás Shtokman, no Mar de Barents. A Gazprom, a estatal do gás da Rússia, contará com os serviços de cinco parceiros ocidentais na exploração do maior campo de gás já descoberto.

Apesar de Rússia e Estados Unidos negarem qualquer relação entre as negociações da OMC e os planos da Gazprom, analistas acreditam que os russos estejam atrasando a divulgação da lista de parceiros na exploração de gás até que as barreiras finais a sua entrada na OMC sejam retiradas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Inflação de agosto desacelera e fica em -0,02%; IPCA acumulado de 12 meses cai para 4,24%

Por que o cenário de deflação na China vem preocupando o mercado?

Câmara aprova urgência para analisar renegociação da dívida dos estados

Câmara aprova urgência para projeto que define compensação à desoneração da folha