Economia

Risco Brasil cai abaixo dos 1000 pontos

O risco Brasil caiu 5,17% na tarde desta terça-feira (1/4) e fechou, pela primeira vez desde 31 de maio do ano passado, abaixo dos mil pontos-base, cotado a 991 pontos. O dólar fechou o dia cotado a 3,31 reais, em baixa de 1,19% e a Bovespa subiu 2,82%, para 11.592. O C-Bond, principal título da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

O risco Brasil caiu 5,17% na tarde desta terça-feira (1/4) e fechou, pela primeira vez desde 31 de maio do ano passado, abaixo dos mil pontos-base, cotado a 991 pontos. O dólar fechou o dia cotado a 3,31 reais, em baixa de 1,19% e a Bovespa subiu 2,82%, para 11.592. O C-Bond, principal título da dívida externa, subiu para 81% do valor de face, uma alta de 2,7%, o maior nível desde abril de 2002.

Para o economista Fábio Akira, do JPMorgan, banco que calcula o risco-país, a queda rompe uma barreira psicológica. Isso confirma a tendência do mercado em corrigir os exageros do ano passado , diz o analista. No custo prazo, afirma Akira, pesam a favor do Brasil a melhora dos indicadores econômicos, o controle da inflação e posições políticas do governo sintonizadas com o mercado.

Entre as informações favoráveis do dia, por exemplo, temos que o governo vai conseguir aprovar a emenda constitucional 192, que regulariza o sistema financeiro , diz Akira. A bancada do PT na Câmara dos Deputados fechou um acordo para votar a emenda nesta semana. A aprovação abre caminho para o projeto de autonomia do Banco Central.

Ao contrário das previsões pessimistas feitas há uma semana, a guerra não prejudicou a economia brasileira na percepção dos investidores. Ao contrário, tem servido para fortalecer a imagem do país como região à margem do conflito. Mantendo uma tendência iniciada no final do ano passado, os investidores deixam as bolsas americanas para investir em países emergentes mais seguros, como o Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade