Economia

Rio receberá US$ 4,7 bi para concorrer à sede das Olimpíadas

A cidade do Rio de Janeiro vai receber 3,1 bilhões de dólares de investimentos em infra-estrutura para competir pela vaga de sede dos Jogos Olímpicos de 2012. A cidade foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), nesta segunda-feira (7/7), como a representante brasileira que concorrerá pela vaga. A assembléia do Comitê teve de escolher entre […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h56.

A cidade do Rio de Janeiro vai receber 3,1 bilhões de dólares de investimentos em infra-estrutura para competir pela vaga de sede dos Jogos Olímpicos de 2012. A cidade foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), nesta segunda-feira (7/7), como a representante brasileira que concorrerá pela vaga. A assembléia do Comitê teve de escolher entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Também concorrem à sede das Olimpíadas Londres, Paris, Madri, Nova York, Istambul, Moscou, Havana e Leipzig. A vencedora será conhecida apenas em 2005.

Durante a entrevista coletiva que anunciou a vitória do Rio, o prefeito da cidade, César Maia, disse que o ponto forte é a infra-estrutura da Barra da Tijuca, onde estariam concentrados 66% das modalidades esportivas. Segundo ele, o projeto apresentado ao COB prevê investimentos de 1,6 bilhão de dólares em instalações esportivas e de 3,1 bilhões em infra-estrutura. A expansão do metrô até à Barra da Tijuca não está prevista na verba a ser gasta com obras. No entanto, César Maia considera o custo "baixo".

De acordo com o COB, o próximo passo é a inscrição do Rio de Janeiro no Comitê Olímpico Internacional (COI). Em janeiro de 2004, a cidade responde ao questionário do COI, que examina as respostas até maio. Em junho, serão anunciadas quais cidades permanecem na disputa. Das nove, continuarão quatro ou cinco. Em setembro, a cidade do Rio de Janeiro envia o dossiê de candidatura, que será analisado pelo COI até janeiro de 2005. Depois disso, acontecem as inspeções das cidades candidatas e o relatório de avaliação fica pronto em maio de 2005. A vencedora será anuncia em julho do mesmo ano. Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada