EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h56.
A cidade do Rio de Janeiro vai receber 3,1 bilhões de dólares de investimentos em infra-estrutura para competir pela vaga de sede dos Jogos Olímpicos de 2012. A cidade foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), nesta segunda-feira (7/7), como a representante brasileira que concorrerá pela vaga. A assembléia do Comitê teve de escolher entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Também concorrem à sede das Olimpíadas Londres, Paris, Madri, Nova York, Istambul, Moscou, Havana e Leipzig. A vencedora será conhecida apenas em 2005.
Durante a entrevista coletiva que anunciou a vitória do Rio, o prefeito da cidade, César Maia, disse que o ponto forte é a infra-estrutura da Barra da Tijuca, onde estariam concentrados 66% das modalidades esportivas. Segundo ele, o projeto apresentado ao COB prevê investimentos de 1,6 bilhão de dólares em instalações esportivas e de 3,1 bilhões em infra-estrutura. A expansão do metrô até à Barra da Tijuca não está prevista na verba a ser gasta com obras. No entanto, César Maia considera o custo "baixo".
De acordo com o COB, o próximo passo é a inscrição do Rio de Janeiro no Comitê Olímpico Internacional (COI). Em janeiro de 2004, a cidade responde ao questionário do COI, que examina as respostas até maio. Em junho, serão anunciadas quais cidades permanecem na disputa. Das nove, continuarão quatro ou cinco. Em setembro, a cidade do Rio de Janeiro envia o dossiê de candidatura, que será analisado pelo COI até janeiro de 2005. Depois disso, acontecem as inspeções das cidades candidatas e o relatório de avaliação fica pronto em maio de 2005. A vencedora será anuncia em julho do mesmo ano. Com informações da Agência Brasil.