Economia

Resultado de conta corrente fica abaixo do esperado

Em maio, superávit foi de 475 milhões dólares. Valor estimado pelo BC era de 600 milhões de dólares

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h04.

O saldo da conta de transações correntes (que reúne operações financeiras comerciais, de serviços e rendas do Brasil com outros países) em maio ficou abaixo do esperado pelo governo, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira (21/6) pelo Banco Central (BC). Foi registrado superávit de 475 milhões de dólares, quando a estimativa era de 600 milhões de dólares.

De acordo com o BC, o alto volume de remessas de lucros e dividendos, que chegou a 2 bilhões de dólares no mês passado, contribuiu para o resultado abaixo do previsto. No mesmo período do ano passado, o saldo da conta corrente ficou em 597 milhões de dólares e as remessas de lucro contabilizaram 1,405 bilhão de dólares.

A perspectiva do BC para a conta corrente em junho é de superávit de 1,7 bilhão de dólares. Para o ano, no entanto, o Banco Central reduziu de 8,5 bilhões para 8,1 bilhões de dólares sua previsão de superávit em conta corrente. 

Investimentos externos    

Já os investimentos estrangeiros no país surpreenderam o governo, somando 1,576 bilhão de dólares, o dobro dos 709 milhões de dólares contabilizados em maio de 2005.  O aumento em comparação ao ano passado não se repete no total de janeiro a maior.  No acumulado, foram registrados 6,324 bilhões de dólares em investimentos vindos do exterior, valor abaixo do verificado no mesmo período de 2005, quando os investimento totalizaram 7,189 bilhões de dólares.

Para o ano, a previsão do BC é que os investimentos estrangeiros totalizem 18 bilhões de dólares.

Balanço de pagamentos

O balanço de pagamentos - soma de  todas as movimentações financeiras com o exterior - registrou superávit de 6,769 bilhões de dólares no mês passado, impulsionado principalmente pelas compras de moeda realizadas pelo BC, que totalizaram 4,4 bilhões de dólares.

No acumulado do ano, o balanço de pagamentos apresenta superávit de 8,774 bilhões de dólares, 12,8% a menos que o registrado no mesmo período do ano passado, quando totalizava 10,063 bilhões de dólares

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Pacheco reitera apoio ao pacote de gastos e diz ser "início de jornada de responsabilidade fiscal"

Setor público tem superávit de R$ 36,9 bi em outubro, mas dívida cresce para 78,6% do PIB

Desemprego no Brasil cai para 6,2% em outubro, menor taxa da história

‘Se você pretende ser ‘miss simpatia’, seu lugar não é o Banco Central’, diz Galípolo