Economia

Redução do etanol vai elevar preço da gasolina, diz FGV

Os economistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apostam em um aumento do preço da gasolina no varejo, a partir de fevereiro, devido à redução do porcentual de álcool anidro misturado à gasolina, de 25% para 20%. Em comunicado da instituição, divulgado hoje, o economista André Braz projeta um aumento de 2% no preço da gasolina […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Os economistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apostam em um aumento do preço da gasolina no varejo, a partir de fevereiro, devido à redução do porcentual de álcool anidro misturado à gasolina, de 25% para 20%. Em comunicado da instituição, divulgado hoje, o economista André Braz projeta um aumento de 2% no preço da gasolina no próximo mês. Na avaliação do técnico, o produto com o porcentual menor de etanol é mais caro, já que a gasolina pura custa mais que o álcool anidro.

De acordo com Braz, a gasolina pesa 3% na inflação do varejo medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da FGV. O provável aumento de 2% no preço da gasolina, provocado pela redução do porcentual de álcool no produto, deve levar a um impacto de 0,06 ponto porcentual no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do próximo mês. "Após o primeiro dia de maio, este impacto começará a ser dissipado e seu efeito tende a ser nulo na inflação de 2010", acrescentou.

A especialista em petróleo e gás da FGV, Adriana Perez, também prevê elevação de preço na gasolina. Segundo ela, em janeiro está ocorrendo uma preferência maior pelo consumo da gasolina porque, neste mês, o preço do álcool tem registrado, em média, um nível mais elevado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Curva dos juros parece exagerada e Brasil não está pior que outros países no fiscal, diz Campos Neto

Saiba como resgatar dinheiro de bets irregulares

Setor de cartões se antecipa e proíbe uso de crédito para bets

Produção industrial cresce 0,1% em agosto, com recuperação do petróleo