Economia

Receita libera consulta a informações de candidatos na web

Os candidatos e comitês eleitorais registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já podem consultar na internet o número do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) fornecido pela Receita Federal. A exigência de inscrição no cadastro está prevista na instrução normativa conjunta 183, assinada esta semana pelo secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, e pelo presidente […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h58.

Os candidatos e comitês eleitorais registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já podem consultar na internet o número do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) fornecido pela Receita Federal.

A exigência de inscrição no cadastro está prevista na instrução normativa conjunta 183, assinada esta semana pelo secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, e pelo presidente do TSE, ministro Nelson Jobim. As informações são da Agência Brasil.

Para obter o número do CNPJ, os candidatos e comitês eleitorais devem acessaro site www.receita.fazenda.gov.br, no link "Inscrição no CNPJ de candidatos e comitês eleitorais - Eleição 2002". A consulta, no entanto, pode ser feita por qualquer pessoa, desde que tenha o estado, o partido e o número do candidato a ser pesquisado.

O secretário da Receita, Everardo Maciel, diz que as medidas adotadas em conjunto com o TSE têm o objetivo de combater o "caixa dois" nas campanhas, reduzindo a sonegação de impostos e os crimes eleitorais. De acordo com o secretário, a medida visa ainda controlar as contas bancárias abertas por candidatos e comitês eleitorais, exclusivamente para uso no período de campanha. "Qualquer recurso movimentado fora dessas contas é crime eleitoral. E será detectado por outros instrumentos de fiscalização, como a CPMF", diz.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada