Economia

Projeção de inflação fica estável; mercado se concentra em Brasília

A projeção da inflação oficial feita pelo mercado financeiro parou de subir. Na mais recente pesquisa Focus, feita pelo Banco Central na semana passada, a mediana das expectativas para o IPCA em 2004 foi de 6%, a mesma registrada na semana retrasada. Para março, a estimativa caiu de 0,43% para 0,42% e, para o mês […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

A projeção da inflação oficial feita pelo mercado financeiro parou de subir. Na mais recente pesquisa Focus, feita pelo Banco Central na semana passada, a mediana das expectativas para o IPCA em 2004 foi de 6%, a mesma registrada na semana retrasada. Para março, a estimativa caiu de 0,43% para 0,42% e, para o mês seguinte, a expectativa é de variação de 0,41%.

Para o crescimento da economia, o levantamento junto às principais instituições financeiras do país mostra redução da previsão média em 2004 de 3,54% para 3,5%. Para 2005, a estimativa média de crescimento do Produto Interno Bruto também, caiu: passou de 3,71% para 3,7%.

Por outro lado, os analistas elevaram a estimativa para o superávit da balança comercial neste ano de 23,1 bilhões de dólares para 24 bilhões.

A semana

A crise política do governo Lula deve continuar atrapalhando os negócios durante esta semana. Além das notícias do Palácio do Planalto, o mercado financeiro também estará de olho na divulgação do IGP-M de março, que a Fundação Getúlio Vargas divulga na terça-feira (30/3).

O comportamento da inflação neste e no próximo mês, bem como o desempenho da economia do país no primeiro trimestre do ano, serão decisivos para o governo Lula. Para boa parte dos analistas, o IGP-M ainda não deve mostrar a desaceleração da inflação, que teve picos sazonais no início do ano. Para os analistas do Bradesco, por exemplo, o IGP-M pressionado pelos preços no atacado - deve variar 1,1%, bem acima dos 0,69% registrados em fevereiro.

Além da inflação, são poucos os índices de relevância que serão divulgados ao longo da semana. O Dieese deve mostrar a variação do custo de vida em março e a Anfavea os números de produção e vendas do setor automotivo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade