Exame Logo

Produção industrial mantém modesto ritmo de crescimento

Setor registra leve alta pelo segundo mês consecutivo, após desacelerar em julho

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h07.

Após registrar queda de 1,3% em junho, a produção industrial demonstra modesta recuperação e registra, pelo segundo mês consecutivo leve alta. Em agosto, o índice calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) subiu 0,7%, depois de crescer 0,6% em julho.

Para a consultoria UpTrend, a "melhora do desempenho da produção industrial ocorre em virtude da expectativa de aumento da demanda interna, impulsionada pela continuidade do afrouxamento monetário ao longo do primeiro semestre de 2006 e dos aumentos dos gastos do governo, proporcionando maior volume de recursos em circulação no país". Dos 23 setores analisados, 15 melhoraram a produção. Segundo o IBGE, o resultado do mês retrasado decorreu, principalmente, dosetor de equipamentos de transporte, que cresceu11%. Já as indústrias farmacêutica, de metalurgia básica e de alimentos reduziram a produção em 5,3%, 2,8% e 1,9%, respectivamente.

Veja também

Assim, a fabricação de bens de capitalsubiu 2,8%, seguida pelo setor de bens de consumo duráveis, que reverteu três quedas consecutivas e aumentou em 1,6% sua produção. Somente o setor de bens semi e não duráveis registrou retração, caindo 0,9% de junho para julho, na terceira queda consecutiva no ano.

Acumulados

No ano, a produção industrial apresenta crescimento de 2,8%, com aumento em 20 setores analisados. A fabricação de máquinas para escritório e equipamentos para informática - principalmente computadores e monitores - foi a que mais expandiu entre janeiro e agosto, 54,5%. A indústria de máquinas, aparelhos e materiais elétricos também registra forte crescimento, de 13,9% no ano.

Em 2006, os bens de consumo duráveis tiveram aumento de 6,4% na fabricação, enquanto nos de capital, o crescimento foi de 5,8% e, nos de consumo semi e não duráveis, 2,6%.

Nos últimos 12 meses, terminados em agosto, a expansão da produção industrial ficou em 2,2%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame