Exame Logo

Produção industrial cai em dez de 14 áreas pesquisadas

Amazonas apresentou maior queda, de 5,4%, aponta IBGE

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h19.

A queda da produção industrial brasileira verificada em junho deste ano, de 1,7% em relação a maio, reflete um desempenho negativo apurado em dez das 14 áreas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As maiores reduções no período foram verificadas no Amazonas (-5,4%) e no Paraná (-4,3%). No estado de São Paulo, a produção do setor caiu 2,3%. As únicas elevações ocorreram no Espírito Santo (5,1%), Pernambuco (2,2%), Ceará (0,9%) e Pará, com alta de apenas 0,2%.

Apesar do resultado de junho, dez dos locais pesquisados apresentaram aumento da produção no primeiro semestre. Os maiores acréscimos no período foram verificados no Pará, 13,5%; Ceará 7,2%; Bahia, 5,5%; Pernambuco e Espírito Santo, ambos com 4,7%; Minas Gerais, 4,6%; São Paulo, 3,4%; e Rio de Janeiro, 3,3%. Na região Nordeste, o crescimento foi de 3,1% em relação ao mesmo período de 2005. De acordo com o IBGE, o desempenho favorável nessas áreas deve-se ao dinamismo das exportações de minério de ferro, produtos siderúrgicos, petróleo, celulose e açúcar e à produção de bens de consumo.

Veja também

Desaceleração

No total, a produção industrial registrou aumento de 2,6% nos primeiros seis meses deste ano. O percentual de alta no primeiro trimestre foi de 4,6%, e no segundo, de 0,8%, o que revela uma desaceleração no ritmo de crescimento da produção do setor. O IBGE ressalta que esse movimento foi observado em nove das 14 áreas pesquisadas.

Amazonas lidera a queda no desempenho. No estado, a produção registrou uma redução de 12,1% no segundo trimestre, após uma alta de 9,3% nos primeiros três meses deste ano. Neste caso, destaca o IBGE, o resultado é devido ao recuo da produção na área de material eletrônico e equipamentos de comunicação, que registrou crescimento de 14,1% no primeiro trimestre e queda de 22,4% no segundo. De acordo com o órgão, esse setor sofreu o impacto da redução do ritmo de vendas de telefones celulares para o mercado externo.

Junho

Na comparação com junho de 2005, a produção industrial recuou 0,6% no mesmo mês deste ano. Segundo o IBGE, os índices ficaram negativos em apenas cinco dos 14 locais pesquisados. Mais uma vez, a maior redução foi apresentada pelo estado do Amazonas, com variação de 20% no período. No Rio Grande do Sul, o resultado negativo foi de 6,7%; em Santa Catarina, 2,2%; Paraná, 1,2%; e Minas Gerais, 0,8%.

Já os aumentos mais expressivos na produção verificados em junho, em comparação ao mesmo período do ano passado, ficaram por conta de Espírito Santo (16,1%), Pará (14,8%), Ceará (7%) e Pernambuco (6,1%). Também registraram crescimento: a região Nordeste e o estado de Goiás, ambos com 2%; a Bahia (1,3%); o Rio de Janeiro (0,8%) e São Paulo (0,5%).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame