Economia

Produção de aço no Japão cresce ao maior nível desde 2011

Produção de aço bruto subiu 4,3% ante o ano anterior, para 9,62 milhões de toneladas, informou a Federação de Aço e Ferro do Japão


	Indústria siderúrgica: produção de aço já se recuperou aos níveis observados antes do terremoto e tsunami que atingiram o país em março de 2011
 (Kiko Ferrite/EXAME)

Indústria siderúrgica: produção de aço já se recuperou aos níveis observados antes do terremoto e tsunami que atingiram o país em março de 2011 (Kiko Ferrite/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2013 às 12h17.

Tóquio - A produção de aço bruto do Japão subiu em maio para o nível mais alto desde janeiro de 2011, uma vez que a queda do iene provocada ​​pelo programa de estímulo chamado "Abenomics" ajudou a impulsionar a demanda de exportação.

A produção de aço bruto subiu 4,3 por cento ante o ano anterior, para 9,62 milhões de toneladas, informou a Federação de Aço e Ferro do Japão.

O terceiro ganho mensal consecutivo veio, em grande parte, porque as exportações estão se recuperando, com embarques indo principalmente em direção a fábricas de eletrônicos e de carros de fabricantes japonesas no Sudeste da Ásia, disse a Federação.

O declínio de 16 por cento do iene em relação ao dólar nos últimos seis meses tem sido um dos efeitos mais tangíveis da pressão do primeiro-ministro Shinzo Abe para acabar com duas décadas de estagnação econômica, com uma mistura de flexibilização da política monetária e expansão fiscal.

A produção de aço já se recuperou aos níveis observados antes do terremoto e tsunami que atingiram o país em março de 2011, quando montadoras e outros fabricantes foram forçados a parar a produção.

A produção para o período de abril a maio ​​- os dois primeiros meses do ano fiscal do Japão - cresceu 2,7 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:SiderurgiaPaíses ricosÁsiaJapãoaco

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?