Economia

Premiê da Índia defende livre comércio no Fórum Econômico Mundial

Em discurso de abertura, Modi disse que "as forças do protecionismo estão levantando a cabeça contra a globalização"

Primeiro-ministro indiano, Narendra Modi: "a solução para esta situação preocupante contra a globalização não é o isolamento" (Denis Balibouse/Reuters)

Primeiro-ministro indiano, Narendra Modi: "a solução para esta situação preocupante contra a globalização não é o isolamento" (Denis Balibouse/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 16h50.

Última atualização em 23 de janeiro de 2018 às 16h51.

Davos - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse que a recente onda de protecionismo comercial, em que governos levantam barreiras ao livre comércio entre nações, é "preocupante".

Em discurso de abertura do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, Modi disse que "as forças do protecionismo estão levantando a cabeça contra a globalização".

Sem mencionar diretamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ou as políticas de Washington, Modi afirmou que "a solução para esta situação preocupante contra a globalização não é o isolamento".

Os comentários de Modi vêm pouco depois do governo americano ter aprovado tarifas sobre painéis solares chineses e máquinas de lavar sul-coreanas para ajudar os fabricantes dos EUA.

Em determinado momento do discurso, o premiê indiano citou Gandhi ao dizer que "eu não quero que as janelas da minha casa fiquem fechadas para todas as direções. Eu quero que os ventos das culturas de todos os países entrem na minha casa e saiam também".

Fonte: Associated Press.

Mais de Economia

‘Problema dos gastos no Brasil não é ter os pobres no Orçamento’, diz Simone Tebet

Plano Real, 30 anos: Gustavo Loyola e as reformas necessárias para o Brasil crescer

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Mais na Exame