Portugal dá incentivo para imigrante morar no interior

Cidades distantes de Lisboa e do Porto oferecem benefícios como descontos tributários e imóveis com preços reduzidos

Lisboa — Diante da especulação imobiliária, do mercado saturado e da concorrência empresarial acirrada nos grandes centros urbanos, Portugal têm estimulado a mudança de imigrantes para cidades do interior do país. E tem soado como uma oportunidade para os brasileiros residentes no país.

Em contrapartida, recebem benesses das Câmaras Municipais, órgãos equivalentes às prefeituras, que cedem ou oferecem prédios e terrenos a preços irrisórios, reduzem tributos e ajudam no pagamento de aluguel para combater a baixa densidade demográfica fora do eixo Lisboa-Porto.

A iniciativa comum é pela transformação de áreas menos povoadas em pequenos eldorados, mas cada Câmara desenvolve projetos autônomos de atração. É estratégia para gerar empregos em locais esvaziados ao longo dos anos pela crise econômica, pela evasão de portugueses para grandes cidades e para o exterior e pela queda da natalidade.

O governo português prevê a perda de 1,7 milhão de trabalhadores ativos até 20140, com isso se esforça para atrair pessoas para essas áreas menos povoadas do país. Para entender as oportunidades e ver todos os benefícios oferecidos por Portugal aos estrangeiros leia a reportagem completa para assinantes.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.