Exame Logo

PMI industrial da zona do euro se mantém em 51,8 em julho

Mesmo o resultado positivo da Alemanha e de outras economias do bloco não foi capaz de acelerar o ritmo do PMI na região

Indústria: "a situação na zona do euro piorou claramente observando os sinais econômicos desde o começo de 2013", diz economista-chefe da Markit (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2014 às 06h53.

São Paulo - O índice dos gerentes de compras ( PMI ) industrial da zona do euro se manteve estável em 51,8 em junho, de acordo com números finais publicados pela Markit Economics.

Números preliminares sugeriam que o indicador subiria levemente para 51,9, mesmo nível que os economistas consultados pela Dow Jones Newswires projetavam.

Veja também

Leituras acima de 50 indicam expansão da atividade industrial na comparação com o mês anterior. Com isso, o PMI industrial da zona do euro atingiu o menor nível em sete meses.

Segundo comunicado da Markit, o resultado do mês passado foi impactado pelos números fracos do setor industrial da França, que apresentaram o menor nível em 2014.

Mesmo o resultado positivo da Alemanha e de outras economias do bloco não foi capaz de acelerar o ritmo do PMI na região. As empresas da zona do euro registraram um crescimento na produção e nas novas encomendas.

Chris Williamson, economista-chefe da Markit, explicou que a estabilidade do índice possivelmente refletiu a preocupação do agravamento na crise na Ucrânia.

"A situação na zona do euro piorou claramente observando os sinais econômicos desde o começo de 2013. O setor manufatureiro está mostrando indícios de estabilidade e as tensões com a Rússia ameaçam provocar uma nova redução de gastos e investimento por parte das empresas", disse.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaÁsiaCâmbioEuroEuropaMoedasPaíses ricosPMI – Purchasing Managers’ IndexRússiaZona do Euro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame