Economia

PMDB e relator selam acordo sobre nova Lei de Falências

O relator da nova Lei de Falências, deputado federal Osvaldo Biolchi (PMDB-RS), fechou um acordo com seu partido para que o projeto seja votado na próxima semana. O relatório de Biolchi terá as principais medidas pedidas pelo governo e deve ser lido em plenário nesta quinta-feira (17/7). A principal alteração foi na proposta que define […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h08.

O relator da nova Lei de Falências, deputado federal Osvaldo Biolchi (PMDB-RS), fechou um acordo com seu partido para que o projeto seja votado na próxima semana.

O relatório de Biolchi terá as principais medidas pedidas pelo governo e deve ser lido em plenário nesta quinta-feira (17/7).

A principal alteração foi na proposta que define o período para a recuperação judicial da empresa, estabelecido em 180 dias, prorrogáveis por mais 90 dias. Neste período, se não houver acordo entre credores e devedores, será decretada a falência da empresa. A participação de um juiz no processo falimentar ainda não foi definida.

Atualmente, as empresas que não pagam suas dívidas submetem-se a um decreto-lei de junho de 1945, baixado por Getulio Vargas. Seu principal problema é deixar decisões tipicamente empresariais -como vender ativos, fechar fábricas e renegociar com fornecedores- nas mãos do Judiciário.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros