Economia

PIB dos EUA aponta para crescimento anual de 3,9%

No Brasil, taxa com ajuste sazonal e anualizada a partir do desempenho em mesmo período é de 4,1%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h58.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu entre julho e setembro à taxa anualizada de 3,9%. O desempenho foi melhor do que o estimado inicialmente, de 3,7%.

A revisão para cima decorre de novos números sobre os gastos de consumidores (+5,1%) e empresas (+12,9%). As exportações americanas entre julho e setembro cresceram 6,3%, enquanto as importações avançaram 6%, o que também influenciou positivamente na revisão. As projeções de mercado apontavam para 5,1% de crescimento das exportações e 7,7% para as importações. O índice de preços ao consumidor americano marcou 1,1%, ante 3,1% do segundo trimestre.

A evolução anualizada do PIB brasileiro no terceiro trimestre é superior. Segundo Rogério Mori, professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), o produto brasileiro livre de fatores sazonais aponta para crescimento de 4,06% por quatro trimestres.

Outros indicadores

De acordo com o americano The Wall Street Journal desta terça-feira (30/11), o Departamento de Comércio americano também indicou, além do resultado revisado, que os lucros corporativos nos Estados Unidos estão em queda, e a inflação está controlada.

O relatório indica que o recuo nos lucros depois de impostos das empresas durante o período foi de 2%, para 885 bilhões de dólares, e segue resultado também negativo no segundo trimestre (-0,7%). Mas comparando o terceiro trimestre com mesmo período do ano passado, houve avanço nos ganhos de 8,1%. O PIB americano cresceu 4,5% no primeiro trimestre e 3,3% no segundo. Em todo o ano de 2003, avançou 3%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo edita MP que reforça gratuidade e sigilo bancário do Pix

Norma da Receita revogada, Pix e MP: tudo o que você precisa saber sobre a decisão do governo

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,1% em novembro

AGU pede à Polícia Federal que investigue a disseminação de fake news sobre Pix