Economia

PIB acumula R$ 816,8 bilhões no primeiro semestre

Na primeira metade do ano passado, o PIB atingiu R$ 723,5 bilhões, a preços de mercado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h07.

O Produto Interno Bruto (PIB) somou 816,8 bilhões de reais no primeiro semestre. Em igual período do ano passado, o montante atingiu 723,5 bilhões, a preços de mercado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao deflacionar os valores por um conjunto de índices de inflação, a variação do PIB de um semestre para outro fica em 4,2%, conforme divulgado no final de agosto.

Somente no segundo trimestre, o total de riquezas gerado pelo país foi de 429,1 bilhões de reais, contra 374,756 bilhões em 2003. Entre abril e junho, o consumo das famílias contribuiu com 232,4 bilhões, o consumo do governo, com 75,5 bilhões, e a formação bruta de capital fixo, com 80 bilhões. A balança de bens e serviços também agregou mais 23,5 bilhões de superávit e os estoques somaram 17,8 bilhões de reais. (Leia também artigo de EXAME sobre os desafios que o Brasil enfrenta para continuar crescendo).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país também fortaleceu sua capacidade de financiamento na primeira metade do ano. O indicador refere-se à diferença entre o que o país capta de recursos no exterior e o que desembolsa para pagamento de compromissos. Esse saldo foi de 14,8 bilhões de reais, na primeira metade de 2004, contra apenas 1,2 bilhão na comparação com 2003. O crescimento deve-se ao saldo positivo da conta de bens e serviços externos, que atingiu 14,9 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros