PF realiza buscas no banco Opportunity no Rio
Objetivo da operação é apreender livros fiscais de contabilidade que podem revelar "práticas delituosas"
Da Redação
Publicado em 8 de abril de 2009 às 18h13.
A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira mandados de busca e apreensão na sede do banco Opportunity, de Daniel Dantas, no Rio de Janeiro. A operação, que será realizada também na sede das empresas financeiras e não-financeiras ligadas ao grupo, tem como objetivo a apreensão de livros fiscais de registro obrigatório da contabilidade dessas empresas.
Os livros fiscais foram solicitados à direção das empresas ligadas ao Opportunity, que se negou apresentá-los sob a alegação de que a PF já os tinha. A Polícia Federal diz que havia obtido apenas parte das informações solicitadas e a resistência por parte dos dirigentes das empresas motivou a realização das buscas.
A autorização foi concedida pelo juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, que também julga os desdobramentos da Operação Satiagraha, que levou à prisão de Dantas no passado. O banqueiro foi condenado por tentativa de suborno a um delegado federal e responde também processo por crimes financeiros.
De acordo com a assessoria da PF, a decisão pela apreensão dos documentos foi tomada após surgimento de indícios de que as transferências de recursos entre as empresas do grupo, por meio de contratos de mútuo e AFACs (Adiantamento de Futuro Aumento de Capital), poderiam estar relacionadas a práticas delituosas.