Exame Logo

Perda do ritmo não leva a reversão do crescimento, diz BBV

Alguns indicadores mostram que houve perda de ritmo das atividades econômicas no segundo trimestre deste ano. Mas, de acordo com a análise da Área de Pesquisa e Estudos Macroeconômicos do BBV Banco, esse já era um movimento esperado. O mais importante na visão do banco é que a "perda do ritmo não leva necessariamente à […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h03.

Alguns indicadores mostram que houve perda de ritmo das atividades econômicas no segundo trimestre deste ano. Mas, de acordo com a análise da Área de Pesquisa e Estudos Macroeconômicos do BBV Banco, esse já era um movimento esperado. O mais importante na visão do banco é que a "perda do ritmo não leva necessariamente à reversão do crescimento".

"Alguns indicadores já haviam recuperado os patamares pré-racionamento de energia elétrica. Assim, não seria razoável esperar a continuidade daquele ritmo de crescimento da economia, uma vez que os números do primeiro trimestre traduzem um ajuste após as quedas excessivas do ano passado", diz o relatório semanal do BBV.

Veja também

Entretanto, esse arrefecimento da economia pode ser mais do que apenas um ajuste natural do ciclo de curto prazo. É provável que tenha ocorrido um "contágio" das atuais turbulências no mercado financeiro sobre a atividade econômica, principalmente nos indicadores referentes ao mês de junho.

Veja o relatório completo do BBV (.pdf) ao lado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame