Economia

Perda do ritmo não leva a reversão do crescimento, diz BBV

Alguns indicadores mostram que houve perda de ritmo das atividades econômicas no segundo trimestre deste ano. Mas, de acordo com a análise da Área de Pesquisa e Estudos Macroeconômicos do BBV Banco, esse já era um movimento esperado. O mais importante na visão do banco é que a "perda do ritmo não leva necessariamente à […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h03.

Alguns indicadores mostram que houve perda de ritmo das atividades econômicas no segundo trimestre deste ano. Mas, de acordo com a análise da Área de Pesquisa e Estudos Macroeconômicos do BBV Banco, esse já era um movimento esperado. O mais importante na visão do banco é que a "perda do ritmo não leva necessariamente à reversão do crescimento".

"Alguns indicadores já haviam recuperado os patamares pré-racionamento de energia elétrica. Assim, não seria razoável esperar a continuidade daquele ritmo de crescimento da economia, uma vez que os números do primeiro trimestre traduzem um ajuste após as quedas excessivas do ano passado", diz o relatório semanal do BBV.

Entretanto, esse arrefecimento da economia pode ser mais do que apenas um ajuste natural do ciclo de curto prazo. É provável que tenha ocorrido um "contágio" das atuais turbulências no mercado financeiro sobre a atividade econômica, principalmente nos indicadores referentes ao mês de junho.

Veja o relatório completo do BBV (.pdf) ao lado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade

Mercado eleva projeção do IPCA de 2024 pela 9ª semana

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs