Economia

Opep reduz produção e preço do petróleo dispara

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu a produção mundial em 900 000 barris por dia. A decisão, anunciada nesta quarta-feira (24/9), fez o preço do petróleo disparar no mercado internacional. Os ministros da Opep determinaram a redução a produção dos 10 países-membros do cartel, excluindo o Iraque, para 24,5 milhões de barris […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h24.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu a produção mundial em 900 000 barris por dia. A decisão, anunciada nesta quarta-feira (24/9), fez o preço do petróleo disparar no mercado internacional.

Os ministros da Opep determinaram a redução a produção dos 10 países-membros do cartel, excluindo o Iraque, para 24,5 milhões de barris diários a partir de 1º de novembro - véspera do inverno no hemisfério norte, quando a demanda por energia atinge o pico.

De acordo com informações de agências internacionais, o objetivo da Opep é manter os preços do petróleo nos maiores níveis dos últimos quatro anos, entre 22 e 28 dólares o barril - o que pode comprometer o crescimento das maiores economias mundiais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Coisas assim levaram ao impeachment de Dilma, diz Meirelles sobre desconfiança com contas públicas

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi