Economia

Nove Empresas do leilão de Libra depositaram garantias

Prazo para a entrega das garantias para a primeira rodada de licitações do pré-sal vence nesta segunda-feira, até meia-noite


	Plataforma de petróleo: onze empresas pagaram taxa de participação para o leilão, previsto para o próximo dia 21
 (Rich Press/Bloomberg)

Plataforma de petróleo: onze empresas pagaram taxa de participação para o leilão, previsto para o próximo dia 21 (Rich Press/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2013 às 20h51.

Rio de Janeiro - Nove empresas depositaram até o momento as garantias solicitadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o leilão de Libra, informou uma fonte com conhecimento direto do assunto no começo da noite desta segunda-feira.

O prazo para a entrega das garantias para a primeira rodada de licitações do pré-sal vence nesta segunda-feira, até meia-noite.

Procurada, a ANP não informou quais empresas apresentaram garantia, porque o prazo ainda não venceu.

Onze empresas pagaram taxa de participação para o leilão, previsto para o próximo dia 21.

Se todas apresentarem as garantias em dinheiro, serão apresentados cerca de 1,7 bilhões de reais, calcula Paulo Niemeyer, diretor de Petróleo e Gás da Aon Brasil, empresa líder em gestão de riscos, corretagem de seguros e resseguros.

Cada empresa, segundo ele, deverá deixar 156 milhões de reais como garantia. Mas há a possibilidade de petroleiras oferecerem penhora de óleo.

"Onze devem apresentar as garantias, mas nem todas darão seguro-garantia como garantia, algumas poderão oferecer penhora de óleo, por exemplo", disse ele, em entrevista por telefone.

Todas as 11 empresas que pagaram taxa de participação para o leilão de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, estão habilitadas a participar do certame.

A lista das 11 empresas que se candidataram ao leilão de Libra é formada pela japonesa Mitsui, a indiana ONGC, a malaia Petronas, as chinesas CNOOC e CNPC, a colombiana Ecopetrol , a Petrogal (da portuguesa Galp e da chinesa Sinopec), Petrobras, Repsol Sinopec Brasil (da espanhola Repsol com a chinesa Sinopec), a anglo-holandesa Shell e a francesa Total.

Acompanhe tudo sobre:ANPCampo de LibraEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralLeilõesPetróleoPré-sal

Mais de Economia

Banco Central russo para de comprar moedas estrangeiras para frear desvalorização do rublo

CCJ conclui audiências sobre reforma tributária, mas votação do parecer ainda não tem data

Isenção de IR até R$ 5 mil pode custar R$ 45,8 bilhões aos cofres públicos, calcula Warren