Economia

Confiança da zona do euro sobe em junho pelo 2º mês seguido

Resultado foi impulsionado pela decisão do BCE de reduzir a taxa de juros para uma nova mínima recorde e por um ambiente político mais calmo


	Prédio do Banco Central Europeu (BCE): índice mensal que acompanha a confiança do investidor no bloco subiu para -11,6 em junho ante -15,6 em maio
 (Hannelore Foerster/Getty Images)

Prédio do Banco Central Europeu (BCE): índice mensal que acompanha a confiança do investidor no bloco subiu para -11,6 em junho ante -15,6 em maio (Hannelore Foerster/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2013 às 08h26.

Berlim - A confiança da zona do euro melhorou em junho pelo segundo mês seguido impulsionada pela decisão do Banco Central Europeu (BCE) em maio de reduzir a taxa de juros para uma nova mínima recorde e por um ambiente político mais calmo.

O grupo de pesquisa Sentix informou nesta segunda-feira que seu índice mensal que acompanha a confiança do investidor no bloco formado por 17 países subiu para -11,6 em junho ante -15,6 em maio, aquém da expectativa em pesquisa da Reuters de -10.

"O índice da zona do euro subiu pelo segundo mês consecutivo e parecer ter superado rapidamente sua fraqueza no início do ano, quando pesaram as eleições na Itália e a confusão sobre o resgate do Chipre", disse o Sentix em comunicado.

Um governo finalmente assumiu o poder na Itália no final de abril, cerca de dois meses depois da eleição, enquanto no Chipre o Parlamento aprovou o doloroso plano de resgate.

"Se as últimas tendências continuarem nos próximos meses, então a zona do euro poderá finalmente retornar ao crescimento no próximo trimestre", completou o Sentix.

"O otimismo neste ano sobre crescimento veio prontamente em maio", completou, destacando que o BCE deu um "impulso importante" com a redução dos juros.

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaNível de confiançaZona do Euro

Mais de Economia

Pix não será taxado em 2025: entenda as novas regras de monitoramento da Receita Federal

Rui Costa diz que eventos climáticos levaram inflação de 2024 para fora do teto

Em 26 anos do regime de inflação, BC descumpriu a meta em 8; carne, café e gasolina pesaram em 2024

Gasolina, café, abacate e passagens áreas: quais produtos ficaram mais caros e mais baratos em 2024