Economia

Nasa suspende programas espaciais após explosão do Columbia

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou a suspensão de futuros programas espaciais até que as causas do acidente do Columbia, que matou sete pessoas, neste sábado (1/2), forem determinadas. O acidente ocorreu 16 minutos antes do pouso da nave. O anúncio foi feito pelo gerente da Nasa, Ron Dittemore. A próxima decolagem estava […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h06.

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou a suspensão de futuros programas espaciais até que as causas do acidente do Columbia, que matou sete pessoas, neste sábado (1/2), forem determinadas. O acidente ocorreu 16 minutos antes do pouso da nave. O anúncio foi feito pelo gerente da Nasa, Ron Dittemore. A próxima decolagem estava planejada para 1º de março, com a nave Atlantis.

O Columbia perdeu o contato com a Terra quando sobrevoava o Texas, e seus destroços caíram numa área de 200 km de diâmetro. Os destroços vêm sendo encontrados em vários Estados, e restos mortais de alguns dos tripulantes também foram encontrados. Dittemore disse que agência espacial teve as primeiras indicações de um problema menos de meia hora antes do horário previsto para o pouso. A Nasa teria identificado a perda de transmissão de dados importantes do lado esquerdo da nave nesse momento.

A decisão da Nasa pode alterar o funcionamento da Estação Espacial Internacional (ISS), que é tripulada e tem provisões para resistir até junho, sem a visita de outro ônibus espacial.

As imagens do acidente imagens mostram um rastro branco do combustível da nave e pelo menos uma grande explosão, seguida de outras menores. Depois disso, o Columbia foi se desintegrando, em pedaços incandescentes.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse hoje em pronunciamento sobre a explosão do ônibus espacial Columbia que lamenta profundamente a morte dos sete tripulantes e que o acidente não conterá o programa espacial norte-americano. Bush elogiou os astronautas, que "correram um grande risco a serviço de toda a humanidade". O presidente americano afirmou que toda a nação norte-americana está de luto e que os EUA continuarão a realizar jornadas espaciais. Após ser informado sobre o acidente, Bush deixou a casa de campo Camp David, perto de Washington, e retornou à Casa Branca. O Columbia era o mais antigo ônibus espacial norte-americano, lançado pela primeira vez em 12 de abril de 1981.

Challenger

O acidente com o ônibus espacial Columbia é o primeiro durante a aterrissagem em 42 anos de vôos espaciais. Há 17 anos, no dia 28 de janeiro de 1986, o ônibus espacial Challenger explodiu pouco depois da decolagem. Também sete tripulantes morreram.

O vôo do Challenger durou exatos 73 segundos até explodir. Uma investigação de cinco meses determinou que a Nasa ignorou advertências sobre os componentes que, congelados a temperaturas próximas de zero grau, causaram o acidente. Funcionários da Nasa e da empresa Morton Thiokol, que fabricou os motores laterais, pediram demissão, mas ninguém foi responsabilizado.

Rússia

Neste domingo (1/2), a Rússia lança a nave de abastecimento Progress M-47, que tomará o lugar da Progress M1-9, que se desintegrou às 17h (horário de Brasília) deste sábado sobre o Pacífico, como previsto. O lançamento será feito na base de Baikonur, no Casaquistão.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade