Economia

Morales confirma viagem para participar da Cúpula dos BRICS

O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou que viajará ao Brasil para participar da Cúpula dos BRICS


	Evo Morales, presidente da Bolívia: Morales foi convidado pela presidente Dilma
 (Presidência da Bolívia/Divulgação via Reuters)

Evo Morales, presidente da Bolívia: Morales foi convidado pela presidente Dilma (Presidência da Bolívia/Divulgação via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2014 às 11h21.

Priorizar nos meus resultados Google

La Paz - O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou nesta segunda-feira que viajará amanhã para o Brasil para participar da sexta Cúpula dos BRICS, o fórum formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Em declaração aos meios de comunicação, Morales informou que devido à viagem ao Brasil, não poderá participar da comemoração do 205° aniversário da revolução de La Paz contra a colônia espanhola, que é lembrado no dia 16.

"Por razões de compromissos internacionais, amanhã cedo estamos viajando rumo ao Brasil para participar da reunião de BRICS, onde fui convidado pela presidente do Brasil (Dilma Rousseff)", assinalou o governante boliviano.

Morales também ratificou que terá reuniões bilaterais com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, da China, Xi Jinping, e com a governante argentina, Cristina Kirchner.

A VI Cúpula dos BRICS reunirá durante dois dias os presidentes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul na cidade brasileira de Fortaleza, onde os líderes das cinco maiores economias emergentes do mundo definirão o rumo de uma nova arquitetura financeira mundial.

Em uma entrevista aos meios estatais, o líder boliviano assinalou no domingo que não sabia se tinha sido convidado para o evento em qualidade de presidente da Bolívia ou porque seu país ocupa neste ano a presidência rotativa do G77 e China.

Morales também disse ontem que com seu colega chinês espera abordar temas de investimento do gigante asiático na Bolívia, enquanto com Putin tratará igualmente assuntos de investimento, além de políticos, após haver proposto que a Rússia se integre ao G77.

Com a presidente argentina, Morales espera analisar como equilibrar a balança comercial entre ambos países.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaBricsBolíviaEvo Morales

Mais de Economia

Sem ajuste fiscal no Lula 4, Selic deve ficar alta por mais tempo, diz relatório

Aneel mantém bandeira verde: entenda o que isso muda na sua conta de luz

Desemprego cai a 5,2% no Brasil, menor taxa para um 3º trimestre desde 2012

CBS de 11,3% surpreende e acende alerta para IVA de 30%, dizem tributaristas