EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h36.
Uma missão russa começa a inspecionar no Brasil estabelecimentos que tenham interesse em se tornarem habilitados para exportar carnes bovina e suína. A missão também vai inspecionar matadouros e entrepostos frigoríficos já credenciados no Brasil.
O grupo é composto por quatro veterinários e iniciará na quinta-feira (10/7) um programa de visitas a 11 estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal e Rondônia). As informações são do Ministério da Agricultura.
Foram definidos quatro roteiros com duração de um mês cada. Dois roteiros para visitas a abatedouros de bovinos e dois para abatedouros de suínos e entrepostos frigoríficos (locais de armazenagem de produtos congelados). O primeiro inclui, pela ordem, os estados do Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Goiás. No segundo roteiro estão os estados do Tocantins, o Distrito Federal, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul. O terceiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás. O quarto e último, os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. A missão pretende vistoriar cerca de 50% dos estabelecimentos credenciados a comercializar carne suína e bovina para o mercado russo, ficando o restante para uma nova inspeção que deverá ocorrer até o final deste ano.
Dia 6 de agosto, as quatro equipes se reunirão, em São Paulo, com técnicos dos departamentos de Defesa Animal e de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério, para avaliar a missão.