Minério de ferro recua na China, mas segue perto de nível recorde
Forte demanda chinesa por aço puxou o rali do minério de ferro, com usinas buscando melhorar a produtividade e acompanhar a alta das cotações
Reuters
Publicado em 22 de fevereiro de 2017 às 10h20.
Manila - Os preços do minério de ferro registraram leve recuo nesta quarta-feira na China, mas mantiveram-se perto de um nível recorde em meio à firme demanda por carregamentos de alta qualidade.
A forte demanda chinesa por aço puxou o rali do minério de ferro, com usinas buscando matéria-prima com alta concentração de ferro para melhorar a produtividade e acompanhar a alta das cotações.
"A demanda por aço está bastante boa e usinas estão tendo um bom lucro no momento, portanto elas têm forte demanda especialmente por minério de alta graduação", disse um comerciante de minério de ferro em Xangai.
O contrato mais ativo do minério de ferro na bolsa de Dalian fechou em queda de 0,7 por cento, a 722,50 iuanes, (105 dólares) por tonelada, após dois dias de alta que levaram o contrato para uma máxima de 741,50 iuanes na terça-feira, maior patamar desde que as negociações começaram em outubro de 2013.
O minério de ferro com entrega imediata no porto de Qingdao, na China, caiu 0,6 por cento, para 94,30 dólares por tonelada, após tocar na terça-feira a máxima desde agosto de 2014, segundo o Metal Bulletin.
O contrato do vergalhão de aço na bolsa de Xangai caiu 1,8 por cento, para 3.525 iuanes por tonelada.
Em um sinal de que comerciantes continuam elevando seus estoques de produtos de aço antes da primavera, quando esperam que a demanda para a construção civil aumente, os estoque de vergalhão na China alcançaram 8,3977 milhões de toneladas em 17 de fevereiro, maior volume desde abril de 2014, segundo a consultoria SteelHome .