EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h54.
O fraco desempenho da economia brasileira no primeiro trimestre e a queda no índice de aprovação do governo Lula foram destaques em dois importantes jornais estrangeiros hoje (1º/6). Tanto o americano The New York Times como o britânico Financial Times registraram que os números do Produto Interno Bruto, divulgados ontem, ficaram bem abaixo das expectativas.
O jornal americano destacou o aumento dos juros como a principal barreira à expansão do consumo e a novos investimentos. Já a reportagem do Financial Times diz que a "fraca performance do país tende a reforçar as críticas à política de aperto monetário do Banco Central".
Ainda de acordo com o Financial Times, a freada econômica poderá dificultar o apoio político ao presidente Lula. Além das acusações de corrupção, alardeadas com a CPI dos Correios, o texto lembra que a popularidade do presidente não vai bem. Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgada ontem e citada pelo jornal britânico mostra que o índice de aprovação do governo caiu de 60,1% para 57,4% em maio. "A maior parte dos entrevistados considerou a atual política econômica inadequada", salientou o Financial Times.