Merkel reitera que negociação comercial com EUA é prioridade

Chanceler alemã e Obama defendem início de negociações para alcançar um acordo de livre comércio transatlântico

Berlim - As negociações para um acordo de livre comércio entre Estados Unidos e União Europeia (UE) "continuam sendo a maior prioridade", afirmou nesta quinta-feira o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, após uma conversa telefônica entre a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente americano Barack Obama.

Merkel e Obama defendem o início das negociações em 8 de julho, como estava previsto, para alcançar um acordo de livre comércio transatlântico.

A chanceler também elogiou o anúncio de Washington de disponibilizar aos aliados informações sobre as atividades de inteligência americana.

"A visita prevista a Washington de uma delegação de representantes ministeriais e de inteligência da Alemanha será a oportunidade de uma intensa troca sobre estes temas", afirmou o porta-voz.

A Casa Branca confirmou que um grupo de especialistas se reunirá a partir de 8 de julho para entender o alcance na Europa do programa americano de espionagem Prism, que, segundo as revelações do ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana Edward Snowden, também monitorava cidadãos europeus.

O processo de negociações comerciais foi colocado em dúvida por vários países, incluindo a França, após as revelações de Snowden.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.