Economia

Mercosul "precisa ser viável", mas Brasil e Argentina não se entendem

Segundo o jornal argentino El Clarín, os dois países vivem o fim de um romance

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h02.

Depois de deixar prematuramente a reunião da Cúpula América do Sul-Países Árabes, o presidente Néstor Kirchner, em entrevista a uma rádio argentina, garantiu que as conversas bilaterais com o presidente Lula foram "excelentes". Questionado sobre o motivo que o teria levado a deixar a Cúpula antes do encerramento, programado para hoje (11/5), Kirchner respondeu: "terminamos tudo o que tínhamos de fazer".

Durante conversa privada com Lula, Kirchner fez propostas para evitar desajustes comerciais entre as duas economias, além de discutir o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que poderia vir a financiar empresas argentinas que exportam para o Brasil, "para que o Mercosul se torne viável", disse Kirchner.

De acordo com o jornal argentino El Clarín, as declarações de Kirchner não foram suficientes para dissipar o clima de tensão entre os dois países durante a cúpula. O jornal chamou atenção para o estilo brasileiro de "desconversar", ou seja, de dizer sim para evitar discussões no momento e, depois, esquecer o assunto.

A pressa do presidente argentino em deixar Brasília mostra, segundo o jornal, o fim do romance entre os dois países e que, agora, "só restam tiroteios". Lula não seria o único culpado. "Está cada vez mais claro para os argentinos que existem opiniões divergentes dentro do governo brasileiro", diz o jornal argentino.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada