Economia

Mercado volta a reduzir estimativa do PIB

As expectativas do mercado financeiro derrubaram mais um pouco, nesta semana, a estimativa de crescimento. A previsão de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano caiu mais uma vez, de 1,46% para 1,40%. Há um mês, a previsão era de 1,55%. A inflação anual, que na semana passada apontavam para o Índice de Preços […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h55.

As expectativas do mercado financeiro derrubaram mais um pouco, nesta semana, a estimativa de crescimento. A previsão de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano caiu mais uma vez, de 1,46% para 1,40%. Há um mês, a previsão era de 1,55%.

A inflação anual, que na semana passada apontavam para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 9,74% caiu mais uma vez. A nova expectativa do mercado revista para baixo é de 9,63%. Esta tendência se verifica há 12 semanas, conforme acompanhamento do Banco Central com as principais instituições financeiras do país.

A pesquisa também projeta, para o próximo ano, IPCA de 6,20%, contra os 6,50% divulgados na semana passada. Para a taxa básica de juros (Selic), a projeção é de 19% no fim do ano.

A previsão do mercado para a inflação este ano se aproxima ainda mais da meta do governo para 2003, que é de 8,5%, e é mais otimista que o prognóstico do BC de 10,2%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo editará MP para garantir que Pix não será taxado e proibir cobranças diferentes de dinheiro

Governo revoga novas regras de monitoramento da Receita em meio a desinformação sobre taxação do Pix

Receita do governo federal acumula alta de 7,7% e ajuda a reduzir déficit

Governo estima perda de até R$ 106 bilhões com renegociação de dívidas dos estados