Economia

Mercado volta a reduzir estimativa do PIB

As expectativas do mercado financeiro derrubaram mais um pouco, nesta semana, a estimativa de crescimento. A previsão de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano caiu mais uma vez, de 1,46% para 1,40%. Há um mês, a previsão era de 1,55%. A inflação anual, que na semana passada apontavam para o Índice de Preços […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h55.

As expectativas do mercado financeiro derrubaram mais um pouco, nesta semana, a estimativa de crescimento. A previsão de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano caiu mais uma vez, de 1,46% para 1,40%. Há um mês, a previsão era de 1,55%.

A inflação anual, que na semana passada apontavam para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 9,74% caiu mais uma vez. A nova expectativa do mercado revista para baixo é de 9,63%. Esta tendência se verifica há 12 semanas, conforme acompanhamento do Banco Central com as principais instituições financeiras do país.

A pesquisa também projeta, para o próximo ano, IPCA de 6,20%, contra os 6,50% divulgados na semana passada. Para a taxa básica de juros (Selic), a projeção é de 19% no fim do ano.

A previsão do mercado para a inflação este ano se aproxima ainda mais da meta do governo para 2003, que é de 8,5%, e é mais otimista que o prognóstico do BC de 10,2%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada