Economia

Mercado volta a prestar atenção nas eleições

Mais tranqüilo, porém ainda longe da estabilidade, o mercado financeiro se volta mais uma vez para o tema eleições. Como as pesquisas não devem trazer surpresas, o debate entre os candidatos acontecerá só daqui a uma semana e o mercado já toma como certa a vitória de Lula, as especulações ficam por conta da transição […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h00.

Mais tranqüilo, porém ainda longe da estabilidade, o mercado financeiro se volta mais uma vez para o tema eleições. Como as pesquisas não devem trazer surpresas, o debate entre os candidatos acontecerá só daqui a uma semana e o mercado já toma como certa a vitória de Lula, as especulações ficam por conta da transição do governo.

Ontem, a notícia de que o Partido dos Trabalhadores (PT) anunciaria já no dia 28 de outubro a nova equipe econômica foi considerada responsável pelo fechamento quase estável do dólar (baixa de 0,38%). O PT ontem mesmo retificou a notícia e afirmou que a equipe anunciada será a de transição e não a definitiva.

Inflação

Protagonista do caos do mercado de câmbio no início da semana, a inflação voltou a registrar alta. Hoje, a Fipe divulgou a segunda prévia de outubro do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do município São Paulo. Ficou em 0,89%, pouco acima do registrado na prévia anterior, que foi de 0,81%.

No mesmo período de setembro, o IPC-Fipe era igual, 0,89%. Já a segunda prévia de outubro do ano passado, havia apontado taxa de 0,35%.

Em 30 dias acumulados, encerrados no dia 15 de outubro, a maior alta de preços foi verificada pela Fipe no grupo alimentação, de 1,29%. Os demais grupos apresentaram as seguintes altas:

- Habitação: 0,72%

- Transportes: 1,12%

- Despesas pessoais: 1,03%

- Saúde: 0,44%

- Vestuário: 0,45%

- Educação: 0,10%

O IPC-Fipe é calculado com base na variação de preços de produtos e serviços usualmente consumidos por famílias com renda mensal entre 1 e 20 salários mínimos.

Outros indicadores de hoje

Nos Estados Unidos, serão conhecidos os números da balança comercial de agosto. A expectativa é de déficit em torno de 35 bilhões de dólares. O governo americano também apresenta o índice de preços ao consumidor do mês de setembro. A expectativa é de inflação de 0,2%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada