Exame Logo

Mercado prevê aumento da inflação nos próximos 12 meses

Analistas ouvidos pelo Banco Central apontam IPCA a 4,41% no ano que vem

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

O mercado não está tão otimistaquanto àinflaçãoem2007 como estácom as previsões para2006. Segundo relatório divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (31/7), os analistas acreditam que nos próximos 12 meses o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado pelo governo como meta de inflação, vai subir para 4,41% ao ano. Há um mês, a expectativa do mercado estava em 4,34%.

Apesar disso e da indicação do Banco Central de maior parcimônia com a política de juros, informada na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada na semana passada, as perspectivas do mercado para inflação e juros este ano são positivas. Pela nona semana consecutiva, os analistas reduziram a expectativa para o IPCA de 2006, passando de 3,76% na semana passada para 3,74% esta semana.

Veja também

Para a taxa Selic, a queda projetada é de 0,25 ponto percentualaté o final do ano, recuando de 14,25% ao ano para 14% ao ano. No final do ano que vem, o mercado acredita que a Selic terá caído para 13% ao ano.

Os especialistas consultados pelo BC prevêem também maior crescimento para a produção industrial, que chegaria a 4,15%. As projeções para o Produto Interno Bruto (PIB), no entanto, foram mantidas em 3,6%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame