Economia

Mercado prevê aumento da inflação nos próximos 12 meses

Analistas ouvidos pelo Banco Central apontam IPCA a 4,41% no ano que vem

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

O mercado não está tão otimista quanto à inflação em 2007 como está com as previsões para  2006. Segundo relatório divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (31/7), os analistas acreditam que nos próximos 12 meses o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado pelo governo como meta de inflação, vai subir para 4,41% ao ano. Há um mês, a expectativa do mercado estava em 4,34%.

Apesar disso e da indicação do Banco Central de maior parcimônia com a política de juros, informada na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada na semana passada, as perspectivas do mercado para inflação e juros este ano são positivas. Pela nona semana consecutiva, os analistas reduziram a expectativa para o IPCA de 2006, passando de 3,76% na semana passada para 3,74% esta semana.  

Para a taxa Selic, a queda projetada é de 0,25 ponto percentual até o final do ano, recuando de 14,25% ao ano para 14% ao ano. No final do ano que vem, o mercado acredita que a Selic terá caído para 13% ao ano.

Os especialistas consultados pelo BC prevêem também maior crescimento para a produção industrial, que chegaria a 4,15%. As projeções para o Produto Interno Bruto (PIB), no entanto, foram mantidas em 3,6%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade