Economia

Mercado mantém;expectativa de alta;inflação;em 2004

Pela 11ª semana consecutiva, o mercado mostra pessimismo em relação ao comportamento da inflação no atacado. É o que mostra o boletim Focus divulgado pelo Banco Central, segundo o qual os principais analistas e consultores do país prevêem o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) bem acima da meta oficial de inflação. Para o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h07.

Pela 11ª semana consecutiva, o mercado mostra pessimismo em relação ao comportamento da inflação no atacado. É o que mostra o boletim Focus divulgado pelo Banco Central, segundo o qual os principais analistas e consultores do país prevêem o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) bem acima da meta oficial de inflação. Para o mercado, o índice deve fechar o ano em 8,68%. na semana passada, a previsão era de 8,30% e, no inicio de abril, 7,76%.

O mercado, no entanto, mantém expectativa de 6,17% para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro para os preços oficiais. Da mesma forma, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica da Universidade de São Paulo faz projeção de 5,33%, mas esse índice mede apenas a inflação da capital paulista.
Já o prognóstico para a inflação de abril recuou de 0,48% para 0,41%, enquanto para maio manteve-se em 0,40%. Em maio, o mercado continua prevendo uma Selic de 15,75%, 0,25 pontos percentuais abaixo da atual.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros