Economia

Mercado espera redução de 1 ponto percentual na Selic

O mercado espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduza a taxa básica de juros em 1 ponto percentual na reunião da próxima quarta-feira (19/11), baixando a taxa Selic de 19% para 18% ao ano. A previsão consta no relatório semanal Focus (em que o BC consulta cerca de 100 instituições […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h08.

O mercado espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduza a taxa básica de juros em 1 ponto percentual na reunião da próxima quarta-feira (19/11), baixando a taxa Selic de 19% para 18% ao ano. A previsão consta no relatório semanal Focus (em que o BC consulta cerca de 100 instituições financeiras) e do relatório semanal do Credit Suisse First Boston (CSFB).

De acordo com a análise do CSFB, a redução cautelosa deve ocorrer porque a inflação vem registrando nos últimos meses queda mais acelerada do que o esperado. Essa expectativa se mantém mesmo com a retomada da atividade econômica neste final do ano, diz o texto.

A equipe econômica do (CSFB) avalia que a melhoria da renda real e o aumento no nível de emprego, registrados em setembro e que devem se repetir nos números de outubro, não deve se manter nos próximos meses. Diante desse cenário, considera que há ainda espaço para novas reduções na taxa básica de juros.

O relatório semanal Focus, divulgado nesta segunda-feira (17/11) pelo BC, traz a expectativa da taxa de juros para dezembro: 17,34%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros