Exame Logo

Lula tem 48% dos votos válidos, diz Ibope

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, tem 48% dos votos válidos, segundo pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira. José Serra, do PSDB, aparece com 21%, Anthony Garotinho, do PSB, com 18%, e Ciro Gomes, com 12%. Mantido esse cenário, a eleição presidencial seria decidida no segundo turno, no dia 27 de […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h06.

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, tem 48% dos votos válidos, segundo pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira. José Serra, do PSDB, aparece com 21%, Anthony Garotinho, do PSB, com 18%, e Ciro Gomes, com 12%. Mantido esse cenário, a eleição presidencial seria decidida no segundo turno, no dia 27 de outubro. Lula precisaria ganhar mais dois pontos percentuais nos próximos cinco dias para sair vitorioso já no próximo domingo.

No total de votos, segundo o Ibope, Lula cresceu dois pontos na última semana, passando de 41% para 43% das intenções de voto. José Serra, do PSDB, ganhou 1 ponto e agora tem 19%. O tucano estaria tecnicamente empatado, em segundo lugar, com Garotinho, que passou de 15% para 16%.

Veja também

O candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes, está isolado na quarta posição: caiu de 12% para 11% em uma semana. A margem de erro da pesquisa do Ibope é de 1,8 pontos percentuais.

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria todos os adversários. O petista tem 55% dos votos e Serra, 35%. Na disputa contra Garotinho, o resultado seria 54% a 35% a favor de Lula. A vantagem aumenta na simulação de segundo turno com Ciro Gomes: 57% a 31%. O candidato da Frente Trabalhista foi o único que, durante a campanha, quando estava em segundo lugar nas pesquisas, conseguia derrotar Lula nas projeções de segundo turno.

A pesquisa do Ibope, encomendada pela Rede Globo e divulgada pelo Jornal Nacional, ouviu 3 mil pessoas em 203 cidades do país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame