Economia

Lula tem 38% dos votos; dólar dispara e bolsa cai

Pela pesquisa divulgada hoje (20/06) pelo Ibope, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança isolada para a presidência. Com 38% das intenções de voto, Lula é seguido por José Serra (19%), Garotinho (13%), Ciro Gomes (11%) e Enéas (2%). Os votos brancos e nulos somaram 5% das respostas e 12% das […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

Pela pesquisa divulgada hoje (20/06) pelo Ibope, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança isolada para a presidência. Com 38% das intenções de voto, Lula é seguido por José Serra (19%), Garotinho (13%), Ciro Gomes (11%) e Enéas (2%). Os votos brancos e nulos somaram 5% das respostas e 12% das pessoas consultadas ainda não sabem em quem votar. A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e realizada entre os dias 12 e 16 de junho.

O mercado financeiro reagiu negativamente ao resultado da pesquisa. O dólar fechou o dia cotado a 2,77 reais, a Bolsa de Valores de São Paulo caiu 5% e o risco-país disparou para mais de 1 500 pontos. Houve reação também ao rebaixamento da perspectiva para o rating (nota) do Brasil de estável para negativa pela agência americana de classificação de risco Moodys.

No levantamento anterior feito pelo Ibope, entre os dias 06 e 09 de junho, Lula obteve 39% das intenções de voto, enquanto José Serra e Garotinho registraram a mesma porcentagem que a pesquisa de hoje.

Os pesquisadores detectaram, ainda, que o potencial de brasileiros que votariam ou poderiam votar num candidato que representasse a continuidade da política do governo FHC aumentou seis pontos percentuais desde março. Naquele mês, o potencial era de 38%. Agora, é de 44%. O candidato que pode absorver esse potencial é José Serra, que está mais identificado como candidato do governo agora do que em março (percepção passou de 33% para 43%).

As notícias seriam boas para o governo e o mercado se o potencial de voto em Lula, da oposição, não continuasse crescendo. O petista ainda pode crescer 56% nas pesquisas, contra os 47% registrados em março. José Serra, apesar disso, também cresceu no potencial de voto: de 42% para 51%.

O índice de rejeição de Lula, assim como o de José Serra, caiu em média dez pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade

Mercado eleva projeção do IPCA de 2024 pela 9ª semana

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs