Economia

Lula promete reduzir juros a 5% até 2010

Proposta do candidato para o governo do país inclui também a substituição dos impostos em cascata por um único tributo e investimentos na expansão da malha de gasodutos

Lula: 24 pontos de vantagem sobre Alckmin (--- [])

Lula: 24 pontos de vantagem sobre Alckmin (--- [])

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h07.

Durante toda sua campanha à reeleição para presidência da República, Lula acenou para a continuidade dos pontos que considerou fortes em seu governo: crescimento das exportações e do crédito, queda no risco Brasil, redução do desemprego e da miséria. Em seu plano de governo para os próximos quatro anos constam objetivos como a queda da taxa básica de juros (Selic) dos atuais 13,75% para 5% ao ano, a substituição dos impostos em cascata por um único tributo e investimentos na expansão da malha de gasodutos.

A ausência do candidato nos debates do primeiro turno das eleições, no entanto, abriu margem para críticas dos rivais e pode ter sido um dos fatores que possibilitou o crescimento de cerca de 20 pontos percentuais do tucano Geraldo Alckmin nas urnas, levando ao segundo turno a disputa que já era dada como ganha pelos petistas.

Na segunda rodada, porém, Lula participou de incontáveis debates, entrevistas e sabatinas. No primeiro embate com Alckmin, na TV Band, o petista teve que enfrentar questões sobre suspeitas de corrupção e caixa dois em seu governo. Mas nem o "mensalão", a queda de ministros e integrantes do PT ou a descoberta dos planos de compra de um dossiê contra candidatos do PSDB às vésperas das eleições impediram que Lula voltasse a subir nas pesquisas.

Na última sexta-feira (27/10), o Ibope informou que a diferença na intenção de votos entre ele e Alckmin havia subido para 24 pontos percentuais - o dobro do verificado no início do segundo turno.

Propostas

O Portal EXAME entrou em contato com a coordenação da campanha de Lula para descobrir as propostas e medidas práticas para os seguintes temas econômicos:

  • ajuste fiscal;
  • política monetária;
  • comércio exterior e câmbio;
  • reforma tributária;
  • desburocratização;
  • infra-estrutura;
  • política industrial

Clique aqui e confira a proposta e o perfil do candidato.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros