Exame Logo

Lula indica titulares de 4 ministérios e 1 secretaria

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva nomeou nesta sexta-feira, durante sua visita a São Paulo, mais quatro ministros e o secretário de Direitos Humanos. Todos ligados ao PT. Os indicados são: Ministério da Saúde: Humberto Costa (PT-PE) Ministério da Educação: Cristovam Buarque (PT-DF) Ministério do Trabalho: Jaques Wagner (PT-BA) Minas e Energia: Dilma […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h54.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva nomeou nesta sexta-feira, durante sua visita a São Paulo, mais quatro ministros e o secretário de Direitos Humanos. Todos ligados ao PT. Os indicados são:

  • Ministério da Saúde: Humberto Costa (PT-PE)
  • Ministério da Educação: Cristovam Buarque (PT-DF)
  • Ministério do Trabalho: Jaques Wagner (PT-BA)
  • Minas e Energia: Dilma Rousseff
  • Secretaria Nacional de Direitos Humanos: Nilmário Miranda (PT-MG)

    Leia abaixo o perfil dos indicados:

  • Veja também

    Ministério da Saúde: Humberto Costa. Médico psiquiatra, Humberto Costa faz parte da ala moderada do PT. Vereador mais votado da história do Recife, concorreu ao governo de Pernambuco neste ano. Foi deputado estadual, deputado federal e secretário de Saúde da capital no atual governo de João Paulo (PT).

    Ministério da Educação: Cristovam Buarque (PT-DF). Ex-govenador do DF (1995-1998), quando criou o programa Bolsa-Escola, Buarque se elegeu senador pelo DF nas últimas eleições. Doutor em Economia pela universidade de Sorbonne, na França, nasceu em 1944, no Recife. É presidente da ONG Missão Criança.

    Ministério do Trabalho: Jacques Wagner (PT-BA). Nascido no Rio de Janeiro há 51 anos, formou-se político na Bahia. Foi sindicalista dos petroquímicos, ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores na Bahia e foi o primeiro presidente do PT no Estado. Deputado federal três vezes, Jaques perdeu a eleição para o governo da Bahia este ano.

    Ministério das Minas e Energia: Dilma Rousseff é secretária de Energia, Minas e Comunicações do Estado do Rio Grande do Sul. Economista, com doutorado em Teoria Econômica pela Unicamp, Dilma fez parte da elaboração do programa de energia do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já foi secretária da Fazenda do Município de Porto Alegre (1986-1988), presidente da Fundação de Economia e Estatítica do RS (1991-1993) e Secretária de Energia, Minas e Comunicação no período de 1993 a 1994.

    Secretaria Nacional de Direitos Humanos: Nilmário Miranda (PT-MG). Candidato petista derrotado ao governo de Minas Gerais em 2002, Miranda, 55 anos, nasceu em Belo Horizonte e é deputado federal há 12 anos. Desde 1997, é Secretário Nacional de Direitos Humanos do PT. Atualmente integra a Comissão Especial Mista de Segurança Pública do Congresso Nacional e as comissões de Direitos Humanos; Desenvolvimento Urbano e Interior; e Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

    Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Economia

    Mais na Exame