Economia

Lula assina MP que regulamenta a Cide

A Medida Provisória (MP) que regulamenta o repasse da Contribuição da Intervenção do Domínio Econômico (Cide) aos estados foi editada na noite de quarta-feira (21/1). A MP determina que 25% dos recursos arrecadados pela União com a Cide sejam direcionados às unidades federativas. Os critérios para definir o percentual destinado a cada estado são o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h00.

A Medida Provisória (MP) que regulamenta o repasse da Contribuição da Intervenção do Domínio Econômico (Cide) aos estados foi editada na noite de quarta-feira (21/1). A MP determina que 25% dos recursos arrecadados pela União com a Cide sejam direcionados às unidades federativas.

Os critérios para definir o percentual destinado a cada estado são o tamanho da malha viária, o consumo de combustível, e a população. Por esse cálculo, o estado de São Paulo receberá o maior valor, com 17,47% do total, seguido por Minas Gerais, que vai receber 10,72%. O estado com o menor percentual de participação será o Amapá, com apenas 0,57%.

Pela MP, ccada estado deve repassar aos municípios 25% do que receberem.

A partir de 2005, os percentuais individuais de participação dos estados e do Distrito Federal serão calculados pelo Tribunal de Contas da União com base nas estatísticas referentes ao ano anterior. No ano passado, a União arrecadou cerca de 10 bilhões de reais com a Cide. Tomando como base esse valor, 2,5 bilhões seriam repartidos entre os estados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada