Economia

Light deve esclarecimentos à Aneel

Rio de Janeiro - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu prazo até às 17h de hoje (15) para a Light entregar um relatório explicando a causa da explosão de um bueiro na tarde de ontem (14) em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. Caso a concessionária não preste os esclarecimentos estará sujeita […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu prazo até às 17h de hoje (15) para a Light entregar um relatório explicando a causa da explosão de um bueiro na tarde de ontem (14) em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. Caso a concessionária não preste os esclarecimentos estará sujeita a multas que podem chegar a 2% do faturamento anual da empresa. Em nota, a Aneel destaca que uma fiscalização feita em novembro de 2009 constatou falhas de manutenção e de operação nas redes subterrâneas da Light na zona sul e no centro do Rio. O processo resultou em multa de R$ 9,5 milhões pelas interrupções de energia entre os meses de novembro de 2009 e janeiro de 2010.

Ainda segundo a Aneel, a Light apresentou em janeiro um cronograma que prevê o reforço e a substituição de equipamentos em áreas escolhidas pela empresa. Na última segunda-feira (12), outro relatório foi apresentado sobre o que está sendo feito nas redes subterrâneas de responsabilidade da Light. O comunicado diz que a Aneel fará o acompanhamento do cronograma e que, em relação ao incidente de ontem, aguarda o laudo da Polícia Civil do Rio para fazer a fiscalização no local.

Também por meio de nota, a Light informou que foram concluídos, na madrugada de hoje (15), os trabalhos de manutenção na caixa de passagem de cabos de energia na rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, onde ocorreu a explosão. Ainda de acordo com a concessionária, "houve a necessidade de troca de um dispositivo do cabo de baixa tensão. O equipamento retirado está sendo analisado para diagnosticar as causas da ocorrência".

Não houve registro de interrupção no fornecimento de energia na região, apesar de, segundo testemunhas, a tampa do bueiro ter sido arremessada a uma altura de aproximadamente um metro, assustando pedestres e motoristas. Ninguém ficou ferido.

Foi a segunda vez em menos de um mês que um bueiro da Light explode na zona sul do Rio. No dia 29 de junho, um casal de turistas norte-americanos foi atingido pela explosão de um bueiro em Copacabana, também na zona sul do Rio. As vítimas, em estado grave, estão sendo tratadas na Unidade de Queimados da Clínica São Vicente. Sarah Nicole teve 80% do corpo queimados e o marido dela, David James, permanece internado com queimaduras em 30% do corpo.

Acompanhe tudo sobre:Aneelcidades-brasileirasEnergiaEnergia elétricaMetrópoles globaisRio de JaneiroServiços

Mais de Economia

Copom: mercado espera alta de 0,25 ponto percentual da Selic, mas diverge sobre tamanho do ciclo

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia