Economia

Levar combate à pobreza extrema a áreas isoladas é desafio

Segundo estudo do IBGE, 46,7% dos extremamente pobres vivem no campo

Já nas cidades, onde moram 84,4% da população total, concentram 53,3% dos miseráveis (Vladimir Platonow/AGÊNCIA BRASIL)

Já nas cidades, onde moram 84,4% da população total, concentram 53,3% dos miseráveis (Vladimir Platonow/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2011 às 14h38.

Brasília – As políticas públicas de combate à extrema pobreza devem dar atenção especial ao enfrentamento do problema no meio rural, defende o especialista Carlos Miranda, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura no Brasil.

Estudo divulgado pelo governo federal na semana passada revela que a maioria dos brasileiros que vivem em situação de extrema pobreza é negra ou parda, jovem e vive na Região Nordeste. “O governo deve trabalhar esses grupos com políticas públicas de acordo com suas características e interesses”, destacou Miranda em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

“Fazer com que políticas públicas cheguem a grupos populacionais isolados é um grande desafio. Quando falamos em Nordeste, estamos tratando de uma população rural, por isso, é necessário um esforço”, disse.

Segundo o estudo divulgado pelo governo, feito com base em informações preliminares do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 46,7% dos extremamente pobres vivem no campo, que responde por apenas 15,6% da população brasileira. De cada quatro moradores da zona rural, um encontra-se na miséria. As cidades, onde moram 84,4% da população total, concentram 53,3% dos miseráveis.

Miranda ressaltou que as políticas públicas atuais do governo, como o Programa Bolsa Família, têm possibilitado uma redução importante dos níveis de pobreza no país. “Certas políticas devem persistir e criar ambientes favoráveis à erradicação da miséria.”

“A pobreza conspira contra a cidadania, o cidadão em situação de miséria não é um cidadão pleno. A pobreza não é uma questão individual, e sim uma questão política da sociedade”, acrescentou Carlos Miranda.

Acompanhe tudo sobre:PobrezaRegião NordesteCidades

Mais de Economia

Aéreas vão gastar US$ 100 bi a mais com combustível e lucro cai pela metade, diz Iata

Corte de voos segue em análise, especialmente em rotas no interior, diz CEO da Azul

Passagens aéreas devem seguir mais caras pelo resto do ano, diz CEO da Latam

Brasil perdeu quase 10% das rotas aéreas e situação poderá piorar, diz entidade