Economia

Lessa toma posse e promete mudar o BNDES

O novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Carlos Lessa, reafirmou hoje durante sua posse no Ministério do Desenvolvimento em Brasília, a intenção de transformar a instituição num banco de desenvolvimento. "Nos últimos anos, ele tem sido um banco de investimento que corre atrás dos melhores clientes e oferece um supermercado de opções financeiras", […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h11.

O novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Carlos Lessa, reafirmou hoje durante sua posse no Ministério do Desenvolvimento em Brasília, a intenção de transformar a instituição num banco de desenvolvimento. "Nos últimos anos, ele tem sido um banco de investimento que corre atrás dos melhores clientes e oferece um supermercado de opções financeiras", disse Lessa. "Um banco de negócios assim é importante para economias desenvolvidas. No Brasil é um luxo excessivo."

Lessa criticou a ausência de um projeto de desenvolvimento para o Brasil nos anos 90, período no qual, segundo ele, o BNDES teria sido "desviado de seu papel histórico".

O economista afirmou que o banco tem competência técnica para fazer análise de risco de crédito, que terá de ser mais cuidadosa já que o banco atuará mais com pequenas empresas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Copom: mercado espera alta de 0,25 ponto percentual da Selic, mas diverge sobre tamanho do ciclo

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia