EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h51.
Conforme era esperado, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2003 ficou acima da meta ajustada fixada pelo governo, de 8,5%. O índice variou 9,3% no ano passado o terceiro consecutivo em que a meta de inflação foi ultrapassada. O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (14/1).
Nas mais recentes estimativas do governo e do mercado, o IPCA previsto estava em 9,1% (de acordo com relatório do Banco Central de dezembro) e 9,23% (de acordo com o Focus da última semana), respectivamente. No entanto, a variação de 2003 é inferior à verificada em 2002, quando a elevação do índice foi de 12,53%.
Em dezembro, o índice registrou variação de 0,52%, superior à de novembro, de 0,34%, mas inferior à de dezembro de 2002, de 2,1%.
De acordo com o IBGE, as razões para o resultado de 2003 são, principalmente, a boa safra de produtos agrícolas e a menor influência do dólar sobre os preços ao consumidor. Para o resultado do mês de dezembro, contribuíram os aumentos de cigarros, com o principal impacto no índice, e de ônibus urbanos, com tarifas reajustadas em três capitais pesquisadas: Rio de Janeiro, Belém e Fortaleza.
O IPCA é calculado entre as famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos nas nove maiores regiões metropolitanas do país. Este é o índice usado pelo governo para balizar o regime de metas de inflação.