Economia

IPC-Fipe registra deflação em junho

O Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) apurou deflação de 0,16% em junho na cidade de São Paulo. Foi o menor índice registrado desde fevereiro de 2000. A retração apurada pela Fipe reforça que a queda dos preços, já apuradas nos índices do atacado, chegou ao consumidor final. Em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

O Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) apurou deflação de 0,16% em junho na cidade de São Paulo. Foi o menor índice registrado desde fevereiro de 2000. A retração apurada pela Fipe reforça que a queda dos preços, já apuradas nos índices do atacado, chegou ao consumidor final.

Em maio, o IPC apurou inflação de 0,31%. No ano, a inflação medida pela Fipe acumula alta de 5,28%, contra uma inflação de 1,34% registrada em igual período do ano anterior. Nos últimos 12 meses, os preços aumentaram 14,22%. A Fipe alterou sua estimativa de inflação para este ano de de 9% para 8,5%.

Contribuíram para o resultado de junho a queda no preço dos transportes (-0,95%) e , pela primeira vez no ano, da alimentação (-1,35%). Altas foram apuradas nos itens saúde (0,81%) e habitação (0,47%). Vestuário (1,09) e despesas pessoais (0,23%) registram aumentos menores em relação ao mês anterior.

Na avaliação da consultoria Global Invest, não fossem os aumentos nas tarifas de energia, que pesam no resultado da habitação, a deflação seria maior. Para a Global Invest, o IPC-Fipe pode sofrer novo repique em julho, reflexo do aumento nas tarifas telefônicas. No entanto, ainda é cedo para calcular o impacto dos reajustes, já que mobilizações na justiça ainda ameaçam os aumentos na tarifa de telefone , diz relatório divulgado pela consultoria.

Para a consultoria, a deflação nos preços do varejo abre espaço para governo adotar uma política monetária menos rígida a partir do segundo semestre. O Comitê de Política Monetária deveria acelerar o corte de juros , diz o texto da Global Invest.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade