Exame Logo

Investimentos em ferroviárias caem 23,2%, diz ANTT

As 11 concessionárias de ferrovias no país reduziram seus investimentos em 23,2% em 2002, no comparativo com o ano anterior. O dado foi levantado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e divulgado no Relatório Anual de Acompanhamento das Concessões Ferroviárias de 2002. O documento produzido pela agência traz o desempenho das concessionárias quanto à […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

As 11 concessionárias de ferrovias no país reduziram seus investimentos em 23,2% em 2002, no comparativo com o ano anterior. O dado foi levantado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e divulgado no Relatório Anual de Acompanhamento das Concessões Ferroviárias de 2002.

O documento produzido pela agência traz o desempenho das concessionárias quanto à produção, investimentos e segurança entre 2001 e 2002. De acordo com o relatório, as empresas que mais investiram, neste período, por quilômetro (Km) de malha foram a Ferronorte S. A Ferrovias Norte Brasil, Estrada de Ferro Vitória a Minas e a Estrada de Ferro Carajás. A Ferronorte, que opera em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Pará, liderou o ranking com investimento de R$ 293,6 mil por Km de malha.

Veja também

No quesito crescimento, as empresas também não apresentaram um bom resultado: aumento de apenas 0,4% na movimentação de mercadorias em tonelada útil tracionada (TU). A TU significa toda a carga transportada na malha ferroviária.

Os produtos petroquímicos, contêineres, adubos, fertilizantes, soja e farelo de soja foram as mercadorias que conseguiram levantar o lucro das empresas e os responsáveis pelo pequeno crescimento.

Já na área de segurança, as concessionárias tiveram um bom índice. Elas conseguiram reduzir em 10,6% o número de acidentes de janeiro a dezembro de 2002 em relação ao mesmo período do ano anterior. A concessionária América Latina Logística do Brasil S.A - ALL obteve a maior redução, 42,6%.

A ANTT inspecionou 14.027 Km de ferrovias concedidas, o equivalente a 42% do total de 33.372 Km. Quanto às inspeções eventuais, a agência realizou sete durante o ano passado. As informações são da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame