Exame Logo

Investimento das empresas japonesas cai 24,8%

Por AE-Dow Jones Tóquio - Os gastos de capital das empresas japonesas caíram mais do que o esperado no terceiro trimestre, na medida em que a valorização do iene e os sinais de deflação levaram os administradores de empresas a suspender novos investimentos. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério das Finanças nesta quinta-feira, […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Por AE-Dow Jones

Tóquio - Os gastos de capital das empresas japonesas caíram mais do que o esperado no terceiro trimestre, na medida em que a valorização do iene e os sinais de deflação levaram os administradores de empresas a suspender novos investimentos. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério das Finanças nesta quinta-feira, os gastos de capital tiveram declínio de 24,8% no trimestre julho-setembro em comparação ao mesmo período do ano passado, no 10º trimestre seguido de diminuição e depois de terem apresentado baixa de 21,7% no período abril-junho.

Veja também

Os dados são usados para revisar o Produto Interno Bruto (PIB) e os números fracos de investimentos significam que o Japão pode reduzir fortemente sua leitura anterior do PIB, de 4,8% de crescimento no terceiro trimestre em comparação ao mesmo período de 2008. Isso pode pressionar o governo japonês e o banco central a tomarem mais medidas para aliviar os efeitos da deflação e da alta do iene.

Os números informados pelo Ministério mostraram que o investimento no setor industrial teve queda recorde de 40,7%. Os dispêndios das montadoras, cujos resultados são altamente sensíveis à taxa de câmbio por causa da dependência deste setor em relação às exportações, afundaram 59,7%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame